8 de março de 2016

Mulheres fortes e sua representatividade na série Vikings


Foto retirada do Google
Produzida pelo History Channel, Vikings apresenta os famosos exploradores, comerciantes, guerreiros e corsários nórdicos a partir do seu ponto de vista. A história é centrada em Ragnar Lothbrok, um agricultor e guerreiro que acredita ser descendente direto do deus Odin, que decide partir e lutar para conquistar novas terras.
Olá leitores!
Primeiramente queria desejar um feliz dia das mulheres para todas as leitoras, e claro, todas as mulheres em geral desse nosso mundo. Aproveitando essa deixa, decidi adiantar um post que estava guardando pra algum momento especial, e ao meu ver, não há dia melhor para lança-lo a não ser hoje. Lembrando que: o dia da mulher não é apenas hoje, e que exigimos respeito durante todos os dias do ano.
Sem mudar muito de assunto, conclui que seria muito especial falar sobre a representatividade das mulheres nas séries de atualmente, e nada melhor do que trazer esse assunto através de uma que se tornou uma das minhas queridinhas e com certeza está na lista de favoritas, a série Vikings.

Foto retirada do Google
Para quem não sabe ou não conhece, a série Vikings retrata as invasões dos vikings nas terras da Inglaterra e da França, que foram acontecimentos reais. E dentro desse grupo, as mulheres não eram consideradas "sexo frágil" ou apenas criaturas nascidas para terem filhos e cuidarem de uma casa, elas eram muito mais do que isso.
Ao contrário do que muitos pensam, não eram apenas homens que lutavam para conquistar as terras alheias, mas muitas mulheres também faziam parte dessas invasões. Aliás, há um estudo afirmando que metade dos guerreiros eram sim mulheres. (Leia aqui)
Um dos pontos mais interessantes em acompanhar a série é saber que esses personagens foram inspirados em personalidades reais. Então, imaginem como era lindo um lugar onde ambos os sexos eram tratados com igualdade e você poderia ser apenas você, sem medo ou vergonha, apenas lutando e fazendo o que mais lhe agradava. Além do mais, morrer em batalha era considerado uma honra, e nada mais justo do que ambos terem o mesmo privilégio.

Foto retirada do Google
Em Vikings seremos apresentados a várias mulheres, sendo todas fortes e independentes (ou pelo menos a maioria). Entre elas, gostaria de dar destaque a minha preferida: Lagertha.
Lagertha foi a primeira esposa de Ragnar e uma das primeiras personagens da vida que me fez dizer com tanta convicção: quero ser igual a ela. Talvez seja até um dos motivos pra eu gostar tanto da série.
O seu jeito tem algo de especial e a atriz consegue passar isso de uma forma muito bonita de se ver. Ela se impõe, e como muitos dizem, não leva desaforo pra casa. Além de ser mãe também é guerreira, e consegue lidar com esses dois lados muito bem. Confesso que gosto de ambos, porém gosto mais ainda de vê-la lutando em batalhas e mostrando que pode se defender sozinha sim, sem precisar de ninguém (e isso fica bem explícito em um certo episódio da primeira temporada).
Não podia deixar de mencionar que além de sua personalidade incrível, ela também tem penteados mais incríveis ainda. É algo lindo de se ver. E é impossível você assistir um episódio e não ficar cheia de vontade de fazer as mesmas tranças em seu cabelo. Pena que no meu caso não deu muito certo.
Vikings está atualmente na sua quarta e última temporada, e recomendo para todos aqueles que gostam da história nórdica, uma boa luta e muito sangue exposto na tela. Se caso eu não tiver convencido você de ir agora mesmo começar uma maratona dessa série maravilhosa, encontrei uma matéria que irá lhe dar 6 motivos pra mudar de ideia e ir assistir (Leia aqui).
Espero que eu tenha conseguido expressar o quão boa e importante essa série é. Podem deixar suas opiniões nos comentários e também dizerem quais são suas personagens femininas preferidas da ficção, irei adorar bater um papo com vocês. Um beijo e até a próxima.

10 comentários

  1. Amo Vikings! E amo ver como as mulheres são fortes e determinadas, além de super importantes para o desenvolvimento da história!! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Aliás, elas são essenciais pra história!

      Excluir
  2. Eu amo Vikings, mas confesso que só assisto por causa da Lagertha huahuaha <3 <3 <3 rainha do meu coração!

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Lagertha ganhando o coração de todo mundo, hahaha. Eu te entendo, moça.

      Excluir
  3. Bom dia, Thainá!
    Meu namorado já me recomendou muito essa série, e ele adora, e até hoje não comecei a ver porque sou muito nova nesse mundo das séries, e não direito do que eu gosto ou não. Mas agora, lendo seu post, já sei que vou querer assistir. Adorei a recomendação!
    Eu gosto bastante de algumas das mulheres de Game Of Thrones, que desafiam as imposições sociais. Brienne e Ygritte são minhas preferidas.
    http://loucura-por-leituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa moça, pensa nisso não, cai dentro e assista logo! No meu caso também aconteceu a mesma coisa, meu namorado acompanhava desde o começo e somente esse ano eu tive coragem de acompanhar com ele, mas acho que veio no momento certo pra mim, sabe? Assista e depois venha comentar comigo, irei adorar trocar opiniões. <3
      Eu comecei a assistir GOT e estou adorando algumas mulheres, principalmente as que você citou, a minha preferida é a Daenerys. <3

      Excluir
  4. Estou há séculos tentando tomar vergonha na cara para assistir Vikings, a série sempre me chamou muita atenção, mas a preguiça sempre foi maior. Acho esse post foi um sinal pra mim hahaha Adoro estórias com mulheres fortes! <3
    Acho que vou começar a assistir hoje mesmo, fiquei ansiosa hahahah

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Começa agora, vai, corre! Depois vem comentar comigo o que está achando, vou adorar trocar comentários. <3

      Excluir
  5. Essa uma série que to querendo acompanhar, só que minha lista ta cheia hahaha não conseguindo acompanhar todas. Mas logo pretendo fazer uma maratona com Vikings

    ♥ Dany Guimarães | Legalmente Ruiva
    legalmeenteruiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, passe ela na frente das outras! Hahaha, sério, assista ela o mais rápido que der, você vai adorar.

      Excluir