15 de março de 2016

Cursando Letras: Matérias e livros usados no 1º e 2º semestre (2015)


Foto tirada e editada por mim
Olá leitores!
Venho super atrasada mostrar pra vocês quais foram as minhas matérias no 1º e no 2º semestre do meu curso de Letras e quais livros eu utilizei durante esses semestres. 
Era pra eu ter feito esse post no final do ano passado, mas eu acabei esquecendo e lembrando só agora, espero que não se importem com essa confusão na minha memória. Gostaria de explicar que a minha faculdade geralmente não segue a mesma prática de ensino da grade como algumas, ou seja, eu posso ter matérias que deveriam ser ensinadas nos últimos semestres durante os primeiros. Minha grade é meio bagunçada mesmo, mas é completa, e é isso que importa. Por isso, pra quem já fez esses semestres e não verem semelhança nas matérias é porque a grade na minha faculdade é ensinada dessa maneira, sendo muitas vezes colocados juntos semestres opostos pra terem a mesma disciplina.
Os livros que já tiverem sido resenhados por aqui no blog terão o link junto. Pretendo fazer resenha de todos que eu usar durante o curso, mas alguns eu ainda não li por completo, por isso ainda não dei detalhes.
Vamos as matérias:

Matérias estudadas no 1º semestre
Práticas Pedagógicas II;
Didática geral e estrutura e funcionamento de ensino básico;
Linguística I;
Morfologia;
Produção Textual II;
Teoria da Literatura.

Matérias estudadas no 2º semestre
Sintaxe;
Práticas Pedagógicas VI e III;
Linguística II;
Produção Textual III;
Literatura Brasileira e Portuguesa I.

Foto tirada e editada por mim
Vamos aos livros:

Livros usados durante o 1º e 2º semestre
Manuel de Linguística, de vários autores;
A Palavra e a Sentença, de Ronaldo de Oliveira Batista;
Introdução à Linguística, de vários autores;
A psicanálise dos contos de fadas, de Bruno Bettelheim;
Para entender o texto: leitura e redação, de Platão & Fiorin;
A língua de Eulália, de Marcos Bagno; (Resenha)
Como ordenar as ideias, de Edivaldo Boaventura (Resenha)
A articulação do texto, de Elisa Guimarães;
Técnicas de comunicação e escrita, de Izidoro Blikstein. (Resenha)

Ano passado eu também dei dicas de alguns livros de Morfologia e de Linguística, se quiserem dar uma olhada é só clicar aqui.
Quem gostou do post de hoje levanta a mão! Haha, brincadeiras a parte, vocês gostam desse tipo de post? Pretendo todo final do ano dizer as matérias e os livros que usei, e no momento estou no 3º semestre. Espero que vocês gostem das dicas! Me digam também quais livros vocês usaram e me deem dicas, eu irei adorar. Um beijo e até a próxima.

4 comentários

  1. Oi, também faço Letras e só estranhei o fato de iniciar com as disciplinas já na II, vocês cursam a I posteriormente?
    Também li a Língua de Eulalia.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cursamos sim, a grade é meio louca, mas no final acabamos tendo todas as matérias. O ruim é que tendo a II antes da I, a aprendizagem fica mais difícil e complicada. Se quiser dividir dicas de livros, é só falar!

      Excluir
  2. Oi Thainá,

    que post bacana! Eu pensei bastante em fazer Letras, parece ser um curso incrível! Foi legal conhecer um pouco mais do que estudou e fiquei curiosa para ler A psicanálise dos contos de fadas, já que amo esse tipo de história e como adoro tudo o que envolve psicologia também rs

    Beijos!
    Participe do Sorteio Mês das Mulheres, são 10 livros e muitos marcadores
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li esse d'a psicanálise dos contos de fadas, mas parece ser encantador. E Letras é sim um curso incrível, com o tempo você vai adorando-o cada vez mais.
      Beijos

      Excluir