5 de junho de 2015

Cursando Letras: Livros de Morfologia e Linguística


 Olá pessoal!
 Estou no primeiro semestre de Letras, e neste semestre, duas entre as outras matérias foram Morfologia e Linguística. Eu, como adoradora e devoradora de livros, pedi indicações aos professores de leituras agradáveis, fáceis e que me ajudassem no entendimento da matéria. Alguns eu comprei, outros li em pdf. Trago pra vocês minhas dicas, dentre esses livros, os que eu mais gostei.
 Vem conferir!


Morfologia
A Palavra e a Sentença, Estudo Introdutório
 Este livro explica de um modo de fácil entendimento e bem simples, tudo sobre Morfologia. Tendo suas folhas amareladas, proporciona uma leitura rápida e leve. As explicações são ótimas e te fazem entender tudo o que você precisa, sem precisar ficar quebrando a cabeça.


Linguística 
Curso de Línguística Geral - Ferdinand de Saussure
 Neste livro, encontramos a Linguística sendo explicada pelo próprio Saussure, um linguística que revolucionou a Linguística. É um acoplado de materiais usados em sua aula quando ainda vivo, reunido por dois alunos. Nesse material, aprendemos todas as teses de Saussure sobre a Linguística e suas opiniões que causaram mudanças nela.

Manual de Linguística - Vários autores
 Um livro que explica de um jeito claro e simples tudo que você deve saber sobre Linguística e os movimentos relacionados à ela.

A Língua de Eulália - Marcos Bagno
 Este livro fala sobre o preconceito linguístico, enfatizando o que apontamos de "errado" na língua dos outros. Indicação tanto para alunos de licenciatura, quanto para qualquer outra pessoa que queira saber mais sobre o assunto. É uma leitura recomendada para todos. (Resenha aqui)


 Se você tem alguma outra indicação de livro, pode me dizer que adorarei saber.
 O próximo post sobre o curso de Letras será provavelmente pra tirar dúvidas, seja de quem já estuda nesse curso ou quem tem vontade mas ainda se encontra na dúvida, então, deixem sua pergunta nos comentários ou me mandem pela página do facebook. E até a próxima.

6 comentários

  1. Thaina te admiro, estudar Letras imagino que não seja fácil, a lingua portuguesa é bem complexa, cheia de regras, é preciso muito amor pelo curso, e pela maneira que você escreve seus posts imagino que tenha.

    Beijos
    www.vidadesonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Paloma! Realmente, é bem difícil e complexo, mas é impossível não pegar um amor depois que começa a aprender um pouco mais sobre a nossa língua.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Antes de largar o curso de Letras ainda tive umas aulas sobre o Saussure (e ainda tive algumas aulas sobre ele em Jornalismo também), boa sorte com o curso e é muito bom ver que você está bem empenhada em aprender. Parabéns. E tem um sorteio de um livro rolando no meu blog, você poderia participar? Beijos
    https://kamilacavalcante.wordpress.com/2015/06/05/resenha-extraordinario-sorteio/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito que não gosto muito do Saussure, mas fazer o que né? hahaha.
      Muito obrigada! Vou dar uma olhada.
      Beijos

      Excluir
  3. Pra quem cursa letras devem ser ótimos livros!

    ***
    Thá, vou responder por aqui o que me perguntou no canal sobre as fotos polaroid, porque por lá não apareceu a opção responder no seu comentário!
    Nessas casas de fotografia, se você for imprimir na foto de tamanho normal (acho que é 10x15)
    se colocar duas fotos não vai caber, então aconselho colocar uma foto por folha e depois recortar, a não ser que você queira que a foto fique um pouco menor. Agora se a folha for maior, acho que dá pra colocar 2 ou até mais fotos e depois recortar! Espero ter ajudado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi! Obrigada! Vou dar uma pesquisada nos tamanhos.
      <3

      Excluir